MOOCFESTO

por uma ead colaborinterativa


acreditamos q a ead pode contribuir decisivamente c os processos de crescimento, democratização da educação e redução das desigualdades nos países de língua portuguesa.

entretanto, a ead vem sendo dominada por grandes grupos multinacionais interessados primordialmente em $$$.

como consequência, assistimos a um processo de taylorização e fayolização da ead (otto peters já falava em fordismo) a invadir tb a educação presencial.

começam então a se configurar cenários amedrontadores como a mcead.

o campo semântico dessa ead taylorista inclui ensino rigidamente estruturado, obsessão por controle, design instrucional, fragmentação, objetivos de aprendizagem detalhados e objetos de aprendizagem descontextualizados/atomizados/desconectados.

defendemos um modelo alternativo e + flexível de ead baseado em design educacional, construtivismo, conectivismo, formação p docência online, games, mundos virtuais, redes sociais, sle’s, ple’s, interação & colaboração.

a oposição capa do batman x parangolé (marco silva) ilustra a diferença entre esses 2 modelos.

o moocead, o primeiro mooc em língua portuguesa, refletirá e proporá mobilizações em defesa do modelo interativo e colaborativo. seus fluxos: história (facebook), modelos (blog e YouTube), ferramentas (twitter, diigo etc.) & futuro da ead (mediawiki).

hashtag: #moocead
15/10/12 a 12/12/12 12:12

curadoria
joão mattar
paulo simões
anhembi morumbi / tidd puc-sp
força aérea portuguesa
facebook.com/joaomattar

27 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa. Podem contar com meu apoio nessa empreitada.

    ResponderExcluir
  2. #Adorei saber Paulo Simões e Prof. Mattar!! Como de praxe *pioneiros*!!Desejo #muitoSUCESSO!! #MegaParabéms!! Abrs!!

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Obrigado Carla. Bem vinda. Fico muito feliz por ter ver nesta iniciativa. ;)

      Excluir
  4. Obrigada por compartilharem conosco esta iniciativa tão interessante!!!!! Podem contar comigo! Um Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Como faço para participar?

    ResponderExcluir
  6. Simária, nesta primeira semana estamos construindo colaborativamente uma timeline da História da EaD no Facebook, cf. http://moocead.blogspot.com/p/historia.html

    ResponderExcluir
  7. Muito interessante essa proposta de um modelo de EAD alternativo ao que foi chamado de modelo taylorizado de EAD, ainda mais por ser a própria EAD um modelo alternativo a uma educação presencial fundamentada na rigidez de horário, local e médoto. Tudo parece estar indo rápido demais pra minha cabecinha rss

    ResponderExcluir
  8. Na próxima semana, aprofundaremos essa discussão sobre modelos de EaD

    ResponderExcluir
  9. Estamos ai para colaborar com este espaço multidisciplinar! Parabéns pela construção e pela colaboração com todos nós!

    ResponderExcluir
  10. Sempre me incomodou, desde que comecei a estudar sobre a modalidade, a questão da tecnologia, do instrumental, em detrimento do pedagógico em cursos ead. Trabalho neste momento com a reformulação do Projeto de curso da licenciatura em Matemática da UFPa, a distância, primeira graduação a ser reconhecida pelo MEC aqui em minha universidade. Assim, parabenizo os colegas criadores desse espaço pela iniciativa. Acredito que marcar a arquitetura pedagógica de um curso ead foge um pouco da questão de modelos pre-estabelecidos de cursos já que se adaptam à realidade de cada contexto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É neste modelo que acreditamos. É com ele que é possível alterar o "status quo". O modelo medieval de ensino, como o Prof. António Dias Figueiredo.

      Excluir
  11. A partir da semana que vem, vamos mergulhar justamente na reflexão sobre modelos em EaD, explorando e aprofundando essas e outras ideias.

    ResponderExcluir
  12. Prezados colegas, devagarinho estou tentando retomar minha vida cibridista. Quero parabenizar a todos os participantes por este passo em direção a disseminação de novos caminhos para o ensino e a aprendizagem.

    ResponderExcluir
  13. Como é que posso participar nesta|s actividade|s?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Clque na aba 1. História para ler as orientações sobre a participação na timeline do Facebook, que continua aberta. Na aba 2. Modelos há a orientação para a participação na discussão que está ocorrendo agora aqui no próprio blog.

      Excluir
  14. Já estou por aqui. Grata a João Mattar e Paulo Simões pelo compartilhamento deste espaço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nada que agradecer Rosália. Este espaço não é nosso. É de todos.

      Excluir
    2. Olá prof João Mattar e prof Paulo Simões, parabéns pela iniciativa neste momento tão importante da educação online no nosso país, quando vemos esta modalidade de educação se expandir vertiginosamente e muitas vezes sem a qualidade necessária para garantir uma educação séria e comprometida com o estudante virtual. Parabéns mesmo :) []s Cristiane Koehler - Professora Graduação a Distância - Unisinos - Brasil.

      Excluir
    3. Amigo Paulo, grande abraço (e iniciativa), ainda não tinha tido tempo de cá vir.
      Uma questão interessante é a do workload docente nos Moocs ;), depois contas
      JPaz

      Excluir
  15. Parabéns a todos pela iniciativa e participação! É certo que é um processo de construção conectiva e, quanto mais pessoas se atraírem para este universo, a educação ganhará sempre mais e mais!

    ResponderExcluir