tag:blogger.com,1999:blog-1609944749957684545.post1384077012632998154..comments2023-11-30T10:33:25.403-03:00Comments on MOOC EaD: Modelos em EaD: Aprendizagem Forma de BiscoitoUnknownnoreply@blogger.comBlogger5125tag:blogger.com,1999:blog-1609944749957684545.post-45633655302936037302012-10-26T10:25:07.867-02:002012-10-26T10:25:07.867-02:00Supondo que o objetivo seja "conhecer" o...Supondo que o objetivo seja "conhecer" o biscoito, e se os alunos com auxilio do professor fizessem o bscoito na sala de aula. Daria mais trabalho (receita, ingredientes, equipamentos, acompanhamento, sujeira, limpeza), seria mais perigoso (lidar com o forno, ...), os resultados continuariam não sendo os mesmos, mas a diversão e o nivel de apreensão, e a possibilidade de experimentar diferentes biscoitos poderiam ser mais belezuras.Blog do Brenohttps://www.blogger.com/profile/04427904369404834355noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1609944749957684545.post-73170912611001339492012-10-24T17:55:39.923-02:002012-10-24T17:55:39.923-02:00Sérgio, o texto do Anderson e Don é genial, você v...Sérgio, o texto do Anderson e Don é genial, você vai gostar!João Mattarhttps://www.blogger.com/profile/14600186829578024234noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1609944749957684545.post-38409436783610723222012-10-24T15:44:43.362-02:002012-10-24T15:44:43.362-02:00Olá Prof. João Mattar,
Penso que planejar a cons...Olá Prof. João Mattar,<br /><br />Penso que planejar a construção de projetos e a interação não caracterizam uma EAD completamente aberta e caótica. O planejamento de algo num curso, por hipótese, afasta a hipótese do Caos :-) <br /><br />O que quis dizer é que eu não gosto da ideia do planejamento minucioso de tudo, como na "EAD Biscoito", assim como o que seria o extremo oposto disso, o mínimo de planejamento do desenrolar de um curso (na hipótese de isso ser possível!). <br /><br />Penso que se evitar qualquer extremo é bom... inclusive, eventualmente, se experimentar um dos extremos, NUMA ETAPA do curso :-)<br /><br />O texto do Ryan, chama atenção para isso. Um modelo só pode não dar conta de todos os objetivos e/ou expectativa/pré-requisitos dos participantes.<br /><br /><br />PS: anexando o texto indicado para minha lista de leituras.Sérgio F. Limahttp://emrede.blog.br/tics/textosnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1609944749957684545.post-35810793033915680902012-10-24T10:26:57.728-02:002012-10-24T10:26:57.728-02:00Mas dar importância à construção de projetos e ao ...Mas dar importância à construção de projetos e ao planejamento da interação e da colaboração não significa uma EaD completamente aberta e caótica, certo? "Three Generations of Distance Education Pedagogy" (Terry Anderson & Jon Dron) http://www.irrodl.org/index.php/irrodl/article/view/890/1663 faz uma leitura na mesma direção do post que você indicou.João Mattarhttps://www.blogger.com/profile/14600186829578024234noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1609944749957684545.post-58657911108312526342012-10-24T08:45:00.960-02:002012-10-24T08:45:00.960-02:00Olá a todos,
Como diria minha avó, nem 8 nem 80. ...Olá a todos,<br /><br />Como diria minha avó, nem 8 nem 80. Nem um instrucionismo radical de uma "Aprendizagem em forma de biscoito", nem o mito de que uma EAD completamente aberta, caótica e orientada pela maré dos participantes poderá ser eficiente em todos os cenários.<br /><br />Portanto a questão é que vários modelos de EAD podem co-existir em momento e/ou demanda específicas do curso.<br /><br />Ryan Tracey escreveu um ótimo texto sobre esse ponto (que embora esteja centrado na educação corporativa, os argumentos são válidos em qualquer contexto).<br /><br />http://ryan2point0.wordpress.com/2009/03/17/instructivism-constructivism-or-connectivism/<br /><br />Uma livre tradução do texto pode ser vista aqui:<br /><br />http://emrede.blog.br/tics/blog/instrucionismo-construtivismo-ou-conectivismo/Sérgio F. Limahttp://emrede.blog.br/tics/textosnoreply@blogger.com