por uma ead colaborinterativa
acreditamos
q a ead pode contribuir decisivamente c os processos de crescimento,
democratização da educação e redução das desigualdades nos países de
língua portuguesa.
entretanto, a ead vem sendo dominada por grandes grupos multinacionais interessados primordialmente em $$$.
como
consequência, assistimos a um processo de taylorização e fayolização da
ead (otto peters já falava em fordismo) a invadir tb a educação
presencial.
começam então a se configurar cenários amedrontadores como a mcead.
o
campo semântico dessa ead taylorista inclui ensino rigidamente
estruturado, obsessão por controle, design instrucional, fragmentação, objetivos de
aprendizagem detalhados e objetos de aprendizagem
descontextualizados/atomizados/desconectados.
defendemos
um modelo alternativo e + flexível de ead baseado em design educacional,
construtivismo, conectivismo, formação p docência online, games, mundos
virtuais, redes sociais, sle’s, ple’s, interação & colaboração.
a oposição capa do batman x parangolé (marco silva) ilustra a diferença entre esses 2 modelos.
o
moocead, o primeiro mooc em língua portuguesa, refletirá e proporá
mobilizações em defesa do modelo interativo e colaborativo. seus fluxos:
história (facebook), modelos (blog e YouTube), ferramentas (twitter,
diigo etc.) & futuro da ead (mediawiki).
hashtag: #moocead
15/10/12 a 12/12/12 12:12
curadoria
joão mattar
|
paulo simões
|
anhembi morumbi / tidd puc-sp
|
força aérea portuguesa
|
facebook.com/joaomattar |
Parabéns pela iniciativa. Podem contar com meu apoio nessa empreitada.
ResponderExcluirObrigado José Carlos.
Excluir#Adorei saber Paulo Simões e Prof. Mattar!! Como de praxe *pioneiros*!!Desejo #muitoSUCESSO!! #MegaParabéms!! Abrs!!
ResponderExcluirObrigado Paula.
ExcluirJá estou animada!
ResponderExcluirObrigado Carla. Bem vinda. Fico muito feliz por ter ver nesta iniciativa. ;)
ExcluirObrigada por compartilharem conosco esta iniciativa tão interessante!!!!! Podem contar comigo! Um Abraço!
ResponderExcluirObrigado pelo apoio, Fernanda.
ExcluirComo faço para participar?
ResponderExcluirSimária, nesta primeira semana estamos construindo colaborativamente uma timeline da História da EaD no Facebook, cf. http://moocead.blogspot.com/p/historia.html
ResponderExcluirSim senhor! Gostei!
ResponderExcluirBom trabalho!
Obrigado meu amigo.
ExcluirEstamos "na luta". ;)
Muito interessante essa proposta de um modelo de EAD alternativo ao que foi chamado de modelo taylorizado de EAD, ainda mais por ser a própria EAD um modelo alternativo a uma educação presencial fundamentada na rigidez de horário, local e médoto. Tudo parece estar indo rápido demais pra minha cabecinha rss
ResponderExcluirNa próxima semana, aprofundaremos essa discussão sobre modelos de EaD
ResponderExcluirEstamos ai para colaborar com este espaço multidisciplinar! Parabéns pela construção e pela colaboração com todos nós!
ResponderExcluirObrigado pelo seu apoio, João.
ExcluirSempre me incomodou, desde que comecei a estudar sobre a modalidade, a questão da tecnologia, do instrumental, em detrimento do pedagógico em cursos ead. Trabalho neste momento com a reformulação do Projeto de curso da licenciatura em Matemática da UFPa, a distância, primeira graduação a ser reconhecida pelo MEC aqui em minha universidade. Assim, parabenizo os colegas criadores desse espaço pela iniciativa. Acredito que marcar a arquitetura pedagógica de um curso ead foge um pouco da questão de modelos pre-estabelecidos de cursos já que se adaptam à realidade de cada contexto.
ResponderExcluirÉ neste modelo que acreditamos. É com ele que é possível alterar o "status quo". O modelo medieval de ensino, como o Prof. António Dias Figueiredo.
ExcluirA partir da semana que vem, vamos mergulhar justamente na reflexão sobre modelos em EaD, explorando e aprofundando essas e outras ideias.
ResponderExcluirPrezados colegas, devagarinho estou tentando retomar minha vida cibridista. Quero parabenizar a todos os participantes por este passo em direção a disseminação de novos caminhos para o ensino e a aprendizagem.
ResponderExcluirComo é que posso participar nesta|s actividade|s?
ResponderExcluirClque na aba 1. História para ler as orientações sobre a participação na timeline do Facebook, que continua aberta. Na aba 2. Modelos há a orientação para a participação na discussão que está ocorrendo agora aqui no próprio blog.
ExcluirJá estou por aqui. Grata a João Mattar e Paulo Simões pelo compartilhamento deste espaço.
ResponderExcluirNada que agradecer Rosália. Este espaço não é nosso. É de todos.
ExcluirOlá prof João Mattar e prof Paulo Simões, parabéns pela iniciativa neste momento tão importante da educação online no nosso país, quando vemos esta modalidade de educação se expandir vertiginosamente e muitas vezes sem a qualidade necessária para garantir uma educação séria e comprometida com o estudante virtual. Parabéns mesmo :) []s Cristiane Koehler - Professora Graduação a Distância - Unisinos - Brasil.
ExcluirAmigo Paulo, grande abraço (e iniciativa), ainda não tinha tido tempo de cá vir.
ExcluirUma questão interessante é a do workload docente nos Moocs ;), depois contas
JPaz
Parabéns a todos pela iniciativa e participação! É certo que é um processo de construção conectiva e, quanto mais pessoas se atraírem para este universo, a educação ganhará sempre mais e mais!
ResponderExcluir