terça-feira, 30 de outubro de 2012

MOOC Ajuda - "Open Badges"

Este MOOC está a ser, pelo menos para quem está deste lado, uma experiência extraordinária.
Estamos a desbravar caminhos e a viver diariamente novas situações.

A nossa mais recente ideia passa por aderir ao conceito "Open Badges".

A ideia essencial dos "Open Badges" assenta no reconhecimento das competências adquiridas em contextos informais. O objetivo é que as instituições ou grupos de pessoas, como nós no MOOC EaD, possamos atribuir crachás que, por exemplo, comprovem, quer a participação nas ações de formação, quer o reconhecimento inter-pares.

Os crachás poderão serão agrupados num espaço central e usados da forma que a pessoa julgue mais conveniente, nomeadamente partilhando-os nos vários espaços na rede.

Queremos acreditar que pode nascer aqui uma nova forma de validar competências informais que possam servir, por exemplo, para que se possam construir currículos pessoais baseados cada vez mais no "saber fazer".

Para quem quer começar a "conquistar" crachás de reconhecimento pode começar pelo MOOC Ead, da seguinte forma:

- Se ainda não possui uma conta Mozilla Persona, considere abrir uma. Apesar de não ser obrigatório para receber o nosso crachá, ela vai-lhe ser muito útil para ir guardando aqueles que for colecionando;
-  Ligue-se com a sua conta Persona ao sítio Badg.us;
- Procure o crachá do MOOC EaD;
- Coloque o seu email no espaço respetivo e faça o seu envio. Também pode propor a nomeação de outras pessoas desde que saiba o respetivo email;
- Vá seguindo os passos que lhe forem aparecendo no email enviado pelo badg.us;
- Depois de finalizado o processo vai perceber que lhe foi atribuído o seu crachá.
- Aguarde algumas horas e aceda ao espaço Open Badges. Irá lá encontrar o seu crachá do MOOC EaD disponível para ser usado e partilhado de várias formas.

Confuso(a)???
Não fique. Vamos testar. Vamos continuar a explorar novos caminhos. ;)

Em caso de dúvida, não hesite em colocar a sua questão.

6 comentários:

  1. Já fiz o meu crachá, mas não tá claro como uso ele! rsss

    ResponderExcluir
  2. Já criou conta no Mozzila Persona? O objetivo é ir juntando crachás no sua área de trabalho do Persona e juntá-los em grupos para partilhar nos vários espaços.

    ResponderExcluir
  3. Muito legal!! Quanta criatividade!! Vou querer mas só peço quando achar que mereço, pois só ler não acho válido. ;) #Parabéns novamente!! #Show

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É só uma primeira aproximação, Paula. Vale o que vale. Como tal acho que todos os que têm "andado por aqui", merecem a distinção. ;)

      Excluir
  4. Não consigo adicionar o cracha.
    Não passo do item: - Coloque o seu email no espaço respetivo e faça o seu envio. Também pode propor a nomeação de outras pessoas desde que saiba o respetivo email;

    Onde eu coloco meu email? Já estou logada no Badg.us :-/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois de logada no Badg.us deve propor a sua auto-nomeação colocando seu email na caixa de texto que lhe deverá surgir.

      Excluir