segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Twitter - Google Hangout

E já está disponível o Google Hangout sobre Twitter no #MOOCEaD.

A tarefa para esta semana é utilizar a hashtag #moocead no Twitter. Tragam os vossos amigos, alunos, familiares para dentro do Twitter. Ajudem-nos a "twittar" :)

Estaremos por aí para vos ajudar: @moocead @pgsimoes_pt @pgsimoes e @joaomattar.

Qualquer dúvida, revejam o vídeo no You Tube.

Boas "twittadas" :)

 

9 comentários:

  1. Encantada com a partida para falar sobre a utilização do twitter em educação. Adorei a surpresa. Obrigada Paulo:-)

    Leonor Cristin@ Santos (@edwaves)

    ResponderExcluir
  2. No momento estou nos 55 minutos das 1h e 20 minutos do Hangout sobre twitter em educação/MOOCEAD ouvindo os relatos dos usos "educativos" do twitter... e continuo achando que microblogues são *péssimas* escolhas em contextos educacionais, que fique bem claro, péssimas pra meu modo de ver "contextos educacionais" :-)

    Pelo que me pareceu, os usos do twitter em educação, acreditam que só o momento do uso é que importa, refletir sobre a produção não importa.

    Então, me pareceu, que é um uso pelo hype da ferramenta e não pela sua efetividade pedagógica :-)

    Uma argumentação mais extensa sobre a inadequação do twitter em contextos educacionais pode ser lida aqui: http://psfl.in/8

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sérgio, eu não acho que microblogs funcionam bem como plataformas centrais em educação ou EaD, mas já tenho explorado e acompanhado diversos usos pedagógicos desde 2007: http://blog.joaomattar.com/2007/12/29/blogs-redes-sociais-e-microblogs/ do que faço um resumo por aqui http://joaomattar.com/blog/2012/01/06/twitter-em-educacao/

      Excluir
  3. As tentativas de utilizar a tecnologia e redes sociais são validas, pois demonstram intenções de mudar, e creio que ao utilizarmos saberemos os pró e contras.
    O twitter por sua rapidez foi creio eu salvo engano, criado e aproveitado por jornalistas..
    Eu devo ser um desastre no twitter, como usuária relapsa e sem duvida não sou uma purista em links, converso, e teimo em utilizar o Twitter como MSN... um horror concordo!

    Mas um bom usuário de twitter não necessariamente necessita twittar bem,,, o segredo do negocio é ter boas conexões e receber links maravilhosos.. neste ponto adoro.
    Mas nunca sofri a experiencia de twittar com alunos.

    ResponderExcluir
  4. Sergio, o que creio ser válido na Educação é vc informar ao alunos os detalhes de usuário, as dicas e principalmente que o aluno tenha o entendimento de que naquele "mar"de informação , ninguém pescará tudo, mas que se saiba que o que é bom "cai"na rede.

    ResponderExcluir
  5. Boas reflexões neste artigo do George Couros
    Does Twitter Improve Education?
    http://georgecouros.ca/blog/archives/3496

    Como qualquer ferramenta, irá depender muito a forma como irá utilizá-la. Só passei a gostar do twitter quando conheci o http://hootsuite.com onde podemos criar várias abas com as principais hastags.
    Conto aqui a minha experiência: http://giselebrugger.com/tipsmoodle/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela refleexão, Gisele.
      Na verdade uma das grandes virtudes do twitter são as #hashtags. Através do acompanhamento de uma #hashtag conseguem-se, muitas vezes, pesquisas mais relevantes do que no Google.
      Depois de usarmos, não conseguimos desligar. :)

      Excluir
  6. Muito boa a iniciativa, pois as palestras apresentadas neste hangout apresenta experiências exitosas de uso do twitter, destando de forma palpável que é possível utilizá-los nos vários níveis de ensino.

    ResponderExcluir
  7. Sempre fui muito resistente ao uso de redes sociais no ensino; no entanto, quando tomo conhecimento de experiências de sucesso, começo a pesquisar as possiblidades de colocá-las em minha prática de ensino. Parabéns a todos os envolvidos nesse evento por essa iniciativa.

    ResponderExcluir