O MUUC do MOOC

Paulo Simões e João Mattar

CPD do MOOC

São Luis - MA (Brasil)

Inspiração

São Luis - MA (Brasil)

WiFi Zone

Centro Histórico - São Luis - MA (Brasil)

Mobilidade

Alumni do Futuro

Se Oriente

Fotógrafo: Philipe Gerling

George Siemens

Conceptor do Conectivismo e dos MOOCs

Prêmios Personalizados

esperando por você...

Banco Internacional de Objetos Educacionais

Ministério da Educação - Brasil

sábado, 20 de outubro de 2012

Modelos em EaD: Interatividade

A atividade de construção colaborativa da timeline no Facebook sobre a História da Educação a Distância continua - na verdade permanecerá aberta durante e após o encerramento do MOOC EaD. Mas já estamos dando o pontapé inicial nas discussões sobre modelos de EaD, que ocorrerão aqui mesmo no blog, com a incorporação de vídeos do YouTube e outros recursos.

Para começar, disponibilizamos este vídeo em que o professor Marco Parangolé discute Interatividade em Educação. O próprio Marco participará das discussões por aqui - no momento ele está em Porto de Galinhas na Reunião Anual da Anped


mas assim que voltar se juntará a nós!

Você acha possível aplicar a Interatividade, tal como descrita por Marco Silva no vídeo, em Educação a Distância? Como?

Durante a II Jornada Educação a Distância: o futuro da arte, Marco defendeu que a EaD deve ser feita em turmas pequenas, entre 20 e 30 alunos, caso contrário não seria possível colocar em prática adequadamente esse modelo interativo. Sabemos, entretanto, que a realidade das turmas de EaD no Brasil é muito diferente - 100, 200, 300 ou mais alunos. É possível conciliar interatividade e turmas maiores?

Ainda na II Jornada Educação a Distância: o futuro da arte, o professor José Manuel Moran defendeu que precisamos posicionar a EaD entre o que consideramos o ideal e as situações concretas que enfrentamos na realidade. Como realizar esse posicionamento em relação à questão da interatividade?

Você pode é claro responder com textos e links por aqui, mas convidamos vocês também a participarem do debate com imagens, podcasts e vídeos curtos enviados ao YouTube, que disponibilizaremos no blog, no nosso canal no YouTube e demais redes.




sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Redes Sociais

Redes Sociais do MOOC EaD

Twitter Facebook YouTube Google Plus LinkedIn LinkedIn Blog RSS Posts Feed RSS Comentários Feed

Mande suas Fotos

Você já deve ter reparado que na página de entrada do site do MOOC EaD há várias fotos, começando pelo MUUC do MOOC, tirada recentemente no Congresso Internacional da ABED em São Luis:


Mas queremos aumentar bastante o número de fotos, então convidamos você a enviar alguma foto relacionada à Educação a Distância, de preferência que você mesmo tenha tirado ou em que você apareça.

A foto já deve vir no tamanho 930 x 300 pixels para não termos que fazer cortes. Mande também uma sugestão de título para a foto e de um subtítulo (uma frase que a identifique). Aí, acrescentaremos sua foto nos slides da entrada.

Você pode colocar a foto por aqui mesmo, indicar um link ou nos enviar por email moocead@gmail.com

Esperamos sua contribuição!

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Sigla MOOC

How to Catch Light in a Web
utilizada como ilustração do modelo de MOOC para a prática digital em: 
McAULEY, Alexander et al. Massive open online courses: digital ways of knowing and learning.

Você talvez tenha se perguntado: se o MOOC EaD é o primeiro MOOC em língua portuguesa, por que decidimos manter a sigla em inglês?

Como eu mesmo defini em um post de 24/03/2012:
Um MOOC (Massive Open Online Course) é, como a própria sigla indica, um curso online (que utiliza diversas plataformas web 2.0 e redes sociais), aberto (gratuito e sem pré-requisitos para participação, mas também sem emissão de certificado de participação) e massivo (oferecido para um grande número de alunos e com grande quantidade de material).
A tradução ao pé da letra ficaria Curso Online Aberto Massivo, o que resultaria na sigla COAM, que soa estranha - e estrangeira. Já li sugestões para usar CAMO (Curso Aberto Massivo Online), o que também não me soa muito bem. AMO ou AMO-Cursos, outras sugestões que já li, me soam ainda pior. COMA então seria De Mattar! Enfim, eu e o Paulo Simões tomamos algumas cervejas em São Luis, remoemos... remoemos... mas não chegamos a uma sigla que parecesse adequada em português.

Além disso,  há problemas com algumas palavras na nossa língua. Massivo não aponta para um significado muito preciso em português - tanto que Massively multiplayer online role-playing game (MMORPG) acabou vingando com a sigla em inglês. Além disso, aberto em português tem um sentido na área de EaD que não bate de pronto com o inglês - nossa UAB, que deveria ser uma Universidade Aberta, na verdade não é aberta nem universidade!

Enfim, os MOOCs são um fenômeno da Educação a Distância no momento, então não nos pareceu nada inadequado manter a expressão em inglês - se alguém não conhecia, é uma oportunidade de conhecer, porque daqui para frente vai provavelmente cada vez ouvir falar mais.

Traduzir expressões do inglês para o português pode ser ética e/ou politicamente correto, mas não é sempre que isso acontece na nossa área - nem mesmo em outras. Eu particularmente nunca usei correio eletrônico no lugar de e-mail; nunca tentei traduzir RSS; nunca gostei nem usei Rede Mundial de Computadores no lugar de Internet; sempre usei link no lugar de outras opções; e não troco games por jogos eletrônicos.

Se uma expressão pegar em português para MOOC e me parecer adequada, não hesitarei em utilizá-la em outros momentos. Mas eu e o Paulo Simões não conseguimos ser criativos o suficiente para inventarmos uma sigla que nos parecesse adequada na língua portuguesa, então decidimos conscientemente utilizar a sigla em inglês. 

João Mattar

terça-feira, 16 de outubro de 2012

História da EaD no Facebook

Você já viu como está ficando bonita a timeline da História da Educação a Distância que estamos construindo colaborativamente no Facebook, como primeira atividade do MOOC EaD?


Você pode postar e comentar livremente na página no Facebook, mas não é possível postar diretamente na timeline - criamos então um formulário no Google Docs para você registrar suas sugestões para a História da EaD.

Esperamos sua visita e sua contribuição!

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

#MOOCEaD Tweets