O MUUC do MOOC

Paulo Simões e João Mattar

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Modelos em EaD: Tutoria

Um dos principais problemas enfrentados pela Educação a Distância no Brasil é a situação dos tutores. A escolha da palavra já é infeliz. Para Bruno e Lemgruber (2009), a nomenclatura deveria ser descartada ou reconceituada: estamos, intencionalmente, utilizando o termo professor-tutor por considerarmos que o tutor a distância é também um docente e não simplesmente um animador ou monitor neste processo, e muito menos um repassador de pacotes instrucionais....

terça-feira, 30 de outubro de 2012

MOOC Ajuda - "Open Badges"

Este MOOC está a ser, pelo menos para quem está deste lado, uma experiência extraordinária. Estamos a desbravar caminhos e a viver diariamente novas situações. A nossa mais recente ideia passa por aderir ao conceito "Open Badges". A ideia essencial dos "Open Badges" assenta no reconhecimento das competências adquiridas em contextos informais. O objetivo é que as instituições ou grupos de pessoas, como nós no MOOC EaD, possamos atribuir crachás...

domingo, 28 de outubro de 2012

Modelos em EaD: Conectivismo - uma nova teoria da aprendizagem?

Por trás dos MOOCs está o conectivismo. No post Moving beyond self-directed learning: Network-directed learning (2011), Siemens discute as limitações do behaviorismo, cognitivismo e construtivismo enquanto teorias de aprendizagem, por não abordarem a aprendizagem que ocorre fora das pessoas e nas organizações. O conectivismo é então proposto como uma teoria mais adequada para a era digital, em que, para a ação, precisamos utilizar informações fora do nosso conhecimento primário. Aprender não é mais considerado um processo inteiramente sob o controle...